expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 5 de julho de 2015

Picos de Crescimento


Depois de tanto esforço para estabelecer uma rotina para a alimentação e para o sono do bebé, eis que surge um dia que o seu bebé lhe troca as voltas, com fome a toda a hora e os seus padrões de sono alterados! Para não falar daqueles babygrows que parece terem encolhido na lavagem da máquina!Poderá estar perante um pico de crescimento...

  • O que são os picos de crescimento?
Os picos de crescimento são caracterizados pelo aumento de peso, de comprimento e de perímetro cefálico a um ritmo superior ao normal. O bebé poderá igualmente ter atingido uma etapa do seu desenvolvimento ou ter adquirido uma competência que tinha andado a treinar (por exemplo, falar, gatinhar ou andar.) Nestes períodos o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, pode ficar mais agitado e solicitar mais mamadas que o usual.

  • Quando ocorrem os picos de crescimento? 
As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses. No entanto, podem variar de bebé para bebé dependendo do padrão de crescimento. Um bebé poderá também atravessar um pico de crescimento sem manifestar sinais óbvios e só numa pesagem aperceber-se que o seu peso aumentou consideravelmente. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, são mais difíceis de detectar.


  • Quanto tempo dura um pico de crescimento?
Normalmente duram 2-3 dias. Nos bebés mais velhos podem durar até uma semana.

  • O que fazer quando surge um pico de crescimento?
Deve oferecer-lhe a mama sempre que o bebé pede, neste período o regime livre torna-se ainda mais importante uma vez que o bebé precisa de receber uma maior quantidade de leite. Como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar com mais frequência. Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu organismo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Deve ter muita paciência e aceitar ajuda para poder descansar. Pode ainda sentir mais fome e mais sede, e deve satisfazer os pedidos do organismo, pelo aumento da produção de leite. O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.


Sem comentários:

Enviar um comentário