expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dicas de congelamento e descongelamento das sopas de bebé

COMO CONGELAR A SOPA
Após a preparação da sopa, esta deverá passar por um processo de arrefecimento antes de ser congelada.
  1. Assim que a sopa estiver pronta, mergulhe a panela numa bacia com gelo e água. Vá mexendo a sopa até arrefecer e chegar à temperatura ambiente. 
  2. Depois de arrefecida, coloque a sopa em pequenos recipientes, em porções individuais, aquelas normalmente consumidas pelo bebé. Esses potes deverão ser de vidro ou plástico (somente os livres de bisfenol ou BPA free), previamente higienizados e esterilizados.  É importante que as papinhas sejam congeladas em porções individuais, uma vez que, ao serem retiradas do congelador, não poderão ser congeladas novamente. Assim, evita-se o desperdício de descongelar e ter que rejeitar o que não foi consumido. 
  3. Etiquete os recipiente com as seguintes informações:
  • Ingredientes da sopa
  • Data da preparação
  • Validade

VALIDADE DAS PAPAS NO CONGELADOR
  • Papas de frutas – 6 meses
  • Papas de legumes – 6 meses
  • Papas de carne, frango ou peixe com legumes – 1 a 2 meses



ALGUMAS DICAS:
  • As sopas devem sempre ser congeladas em recipientes com tampas (não utilize formas de gelo, por exemplo).
  • Recipientes com tampa de papelão também não são recomendados, uma vez que não têm uma vedação adequada. 
  • Os mais indicados, são os recipientes de vidro com tampa de plástico e os de plástico livre de bisfenol A, que são vendidos com o selo “BPA free”.
bpa free


COMO DESCONGELAR A SOPA

A sopa deverá ser descongelada no frigorífico e não a temperatura ambiente, pois oferece um maior risco maior de contaminação. O ideal é que se retire a sopa do congelador na noite anterior e deixe no frigorífico durante o período da noite. São necessárias, em média, 12 horas para o descongelamento total da sopa. No dia seguinte, um pouco antes de servir, aqueça em banho-maria e voilá ;)

O uso do microondas não é aconselhável na preparação da comida das crianças e, além disso, o descongelamento ocorre de maneira não uniforme e com maior perda de líquidos do alimento.

Caso se descongele um recipiente de sopa e o bebé não o consumir imediatamente, este poderá ser guardado no frigorífico e consumido nas 24 horas seguintes. Nenhum alimento que o bebé tenha começado a comer, com contacto com a sua saliva deve ser reaproveitado, ou seja, esse alimento não deve ser guardado e oferecido mais tarde.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário