expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conselhos práticos: bebés que bolçam

O bolçar ou regurgitação é a subida de uma parte do conteúdo do estômago para o esófago e deste para a boca, constituindo uma causa frequente de procura de cuidados de saúde e de ansiedade para os pais. Felizmente, na maioria dos casos trata-se de uma situação benigna e auto-limitada.

Na maioria dos casos, as regurgitações do lactente são banais, têm um pico de incidência aos 4 meses e, a partir daí, começam a desaparecer progressivamente. 

Existe uma válvula entre o estômago e o esófago que serve para impedir o retorno do leite até à boca sempre que o estômago se contrai. Se a válvula está imatura, o bebé pode bolçar. Se começar a fazê-lo com mais regularidade, em grandes quantidades ou em jacto, deve procurar ajuda especializada. Bebés a fazer leite artificial poderão ter que fazer leite AR (anti-refluxo). Se estiver a fazer leite materno e/ou o problema do bolçar for muito importante, poderá ser necessário fazer medicamentos que vão fazer que o bolçar se torne menos frequente ou em menor quantidade. Nestes casos é importante falar com o seu médico assistente.



Alguns conselhos práticos

  • Alimente o bebé calmamente, sem pressas, esperando o arroto. 
  • Aumente o número de refeições, diminuindo a quantidade em cada mamada. 
  • Mantenha o bebé na posição vertical algum tempo após a mamada.
  • Deite o bebé apenas 30 minutos após a mamada.
  • A cabeceira da cama deve estar elevada a 30º.
  • Evite fraldas ou roupas demasiado apertadas.







Sem comentários:

Enviar um comentário