expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Higiene oral do bebé

Passar os bons hábitos de higiene oral para as suas crianças é uma das lições de saúde mais importantes que lhes pode ensinar. Isto significa ajudá-las a escovar os dentes duas vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas).
Deve efectuar ou vigiar a escovagem das suas crianças, seguindo os passos seguintes:
  • A limpeza dos dentes deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente do bebé, pelo menos duas vezes por dia (de manhã e à noite).
  • Entre os 6-24 meses, os pais podem utilizar uma compressa ou “dedeira dentária” sem pasta; entre os 2-4 anos, os pais devem utilizar uma escova com pasta com flúor; entre os 4-6 anos, os pais ainda devem supervisionar a utilização de escova e da pasta com flúor; e, após os 6 anos, geralmente as crianças conseguem fazer uma higiene oral sozinhas.
  • A escova de dentes deve ter cerdas macias e arredondadas na extremidade, ter um tamanho adequado à boca do bebé e capaz de alcançar todos os dentes. Deve ser substituída de 3 em 3 ou 4 em 4 meses. Deve utilizar-se uma pequeníssima quantidade de dentífrico fluoretado (1.000-1.500 ppm de fluoretos), semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança. 
  • Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
  • Utilize fio ou fita dental, uma vez por dia, antes de escovar os dentes, para controle da placa bacteriana.
  • Tenha atenção para ensinar a sua criança a não engolir a pasta.
  • No final pode escovar a língua da criança. Coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente (desde a base para a ponta).

Sem comentários:

Enviar um comentário