expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

7 Cuidados a ter com a chupeta

A sucção é um reflexo do bebé desde o útero materno e pode ser observado através da ecografia, que mostram alguns bebés a chuchar no dedinho. Esse reflexo é vital para o crescimento e desenvolvimento psíquico do bebé.

Especialmente no primeiro ano de vida, o bebé tem uma necessidade fisiológica de sucção. Além da amamentação, que garante a sua sobrevivência, a sucção também promove a libertação de endorfinas, substâncias que produzem um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebé.

Cuidados a ter em conta: 

  1. Evitar a utilização da chupeta enquanto a amamentação não estiver bem estabelecida.
  2. Limitar a sua utilização a curtos períodos, apenas para acalmar o bebé e na hora de dormir, para evitar que se torne um hábito.
  3. Recomenda-se que a chupeta tenha forma e tamanho compatível com a cavidade oral da criança, variando conforme a idade – menor ou maior do que 6 meses. O apoio labial deve ser ligeiramente côncavo, voltado para a boca da criança, possuindo fendas laterais que possibilitem a ventilação. A porção próxima à base do nariz deve ser recortada, proporcionando um bom velamento dos lábios. As fitas que fixam a chupeta deverão ser evitadas pelo perigo de asfixia. 
  4. Esterilizar a chupeta (ferver em água durante 5 minutos) antes da primeira utilização.
  5. Manter a chupeta o mais limpa possível, lavar com água quente e detergente e no final passar por água limpa em abundância, pelo menos uma vez por dia e sempre que entrar em contacto com superfícies menos limpas.
  6. Os raios solares, a esterilização frequente e gordura são factores que, a longo prazo, danificam a chupeta, que deverá, por isso, ser inspeccionada frequentemente pelos pais e cuidadores, sendo substituída regularmente (2 em 2 meses) ou em caso de alteração da textura, rasgões, fissuras ou fragilidade aparente.
  7. Nunca se deve molhar a chupeta em açúcar, mel ou outras substâncias doces.

Sem comentários:

Enviar um comentário