expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 18 de outubro de 2015

Qual o animal de estimação mais adequado ao meu filho?




Mais tarde ou mais cedo o seu filho, irá pedir-lhe um animal de estimação. Entre os 4 e os 6 anos de idade é normal que o seu filhote se sinta atraído e totalmente fascinado por animais e pela natureza. Seguem-se alguns conselhos para ajudar na escolha do animal ideal.

Escolha segundo a sua disponibilidade. Pense em quem, habitualmente, vai ser o cuidador do animal. Conte as horas do dia que costuma ter livres, considerando as atenções que o animal precisa. Um gato exige menos dedicação que um cão e ainda menos dedicação precisam as tartarugas, os hamsters ou os periquitos.

Escolha o animal que mais tenha a ver com a sua forma de ser e com o seu estilo de vida. As pessoas mais activas podem desfrutar mais dos cães, enquanto as pessoas tranquilas e independentes encaixam melhor nos costumes dos gatos. O animal de estimação ideal para uma criança é o cão, especialmente as raças de grande porte que em geral são de melhor temperamento e muito tolerantes com os mais novos. Aceitam que lhes mexam, que lhes puxem as orelhas e, inclusive, que se montem neles.

Analise o seu espaço. Os animais precisam de um lugar que se assemelhe o mais possível ao seu habitat natural. Assegure-se de que o seu novo companheiro terá um lugar para dormir, comer, brincar. Só assim poderá crescer saudável e feliz! Uma casa grande e com jardim é o ideal para um cão grande já que terá espaço suficiente para desenvolver-se bem e correr. Para além disso, também pode ser muito útil na protecção da sua casa. Para casas mais pequenas, escolha raças de cães de pequeno porte, ou opte por outro animal como de tamanho mais reduzido tal como um gato, uma tartaruga, um passarinho, uma chinchila, um porquinho-da-Índia ou um hamster.

Analises os custos com a alimentação do animal, os seus cuidados higiene, a sua cama, as vacinas, as consultas com o veterinário. Tudo isto tem custos económicos, que pode variar em função do animal. Faça contas antes para não ter surpresas.

Pense nas suas necessidades. Cada tipo de animal de estimação satisfaz melhor umas necessidades específicas. Por exemplo, os cães podem trazer segurança, já o movimento dos peixes é ideal para relaxar as crianças. 

Oiça os seus amigos que têm animais e os seus conselhos. 

Procure uma opinião de especialistas para dúvidas mais complexas ou específicas.

Em geral, recomenda-se não adoptar nenhum animal doméstico até que a criança tenha pelo menos 5 anos.

Crianças mais pequenas valorizam animais que interajam com elas. 

Crianças hiperactivas beneficiam mais de animais enérgicos que possam fazer exercício com elas.

A criança que queira adoptar um gato deve ser compreensiva, capaz de entender que se o gato está em cima do armário é porque quer sossego.

Crianças a partir dos 7 anos podem ajudar na limpeza e cuidados de higiene do animal.

É mais comum as crianças serem alérgicas ao pêlo do gato ou penas dos passarinhos do que outros pêlos de animais.

Os hamsters não devem ser adoptados por famílias que não toleram barulho à noite uma vez que o hamster tem hábitos noturnos.

Assegure-se de que o seu animal não tem parasitas e está vacinado já que estes podem transmitir doenças aos mais pequenos.

Acima de tudo desfrute ao máximo o seu novo amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário