expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como evitar intoxicações e acidentes em casa (Capítulo I)


Supervisionar a criança é a melhor maneira de evitar os acidentes mas, por vezes, basta um minuto de distracção para os mais pequenos alcançarem um objecto perigoso.

Os cheiros agradáveis e as cores dos produtos de limpeza atraem as crianças e que podem confundi-los com alimentos e dessa forma, ingeri-los. 

As maiores vítimas são crianças com menos de 4 anos, pois é nessa faixa etária que começam a explorar o mundo. 

Os produtos mais perigosos são os desinfectantes, usados para limpeza dos ambientes: detergentes líquidos, detergentes em pó, desinfectante, cera, álcool, lixívia, insecticidas e desentupidores (soda cáustica). Estes três últimos podem causar acidentes que são considerados sempre graves.

As intoxicações podem ocorrer por contacto com a pele e olhos, inalação (através do cheiro) ou ingestão do produto.

Os sintomas da intoxicação podem variar dependendo do produto, da quantidade ou da forma de contacto.

Os sintomas podem ser ligeiros mas incómodos (como comichões, secura na boca, visão enevoada e dor abdominal) ou graves (como confusão, coma, alterações do ritmo cardíaco, sonolência, dificuldades respiratórias, agitação). Alguns tóxicos provocam sintomas em questão de segundos, enquanto outros o fazem só após várias horas ou até dias depois da sua ingestão. Alguns tóxicos provocam poucos sintomas até danificarem irreversivelmente o funcionamento de órgãos vitais tais como o fígado ou os rins. 



Dicas para prevenir intoxicações e acidentes:



  • Guarde os líquidos perigosos, tais como lixívia e desinfectantes, fora do alcance das crianças e de preferência num armário alto fechado à chave. Nunca os guarde junto com alimentos ou medicamentos. Mantenha-os longe do calor ou do fogo (alguns são inflamáveis).
  • Quando estiver a usar os produtos de limpeza, nunca os deixe abertos. Evite que as crianças estejam na mesma divisão que está a limpar (muitas vezes o cheiro é irritante).
  • Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos. Jamais utilize garrafas de refrigerantes,  água ou outros alimentos.Mantenha-os nas suas embalagens originais.
  • Não dê embalagens vazias às crianças para brincar.
  • Leia as instruções de aplicação com cuidado e utilize os produtos de acordo com as regras de segurança referidas na embalagem.
  • Não deite a embalagem vazia no lixo que fique acessível à criança (ela pode encontrá-lo e sobra sempre algum produto).



O que fazer em caso de intoxicação:


1.Mantenha a calma.
2.Não se precipite, mas não perca tempo! 
3.Contacte o CIAV  (Centro de Informação Antivenenos):  808 250 143 

Contacto com os olhos:
Lave com água corrente durante 15 minutos, mantendo as pálpebras afastadas
Não aplique qualquer produto.

Contaminação da pele:
Retire a roupa contaminada com o produto.
Lave com água corrente durante 15 minutos.


Inalação:
Retirar a criança para o ar livre

Ingestão:
Não provoque o vómito.
Dê a beber alguns goles de água ou leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário