O nascimento de um bebé é um momento muito importante, apesar da gravidez durar 9 meses, a mulher tem o dom de sentir o bebé a crescer e sentir os seus movimentos. O modo como o homem vive a gravidez é diferente da mulher. O Pai tem um papel fundamental, mas a verdade é que a maioria dos homens nos primeiros dias tem receio de partir o bebé.
Coisas que um recém-papá deve saber
1. Descodificar: os bebés não trazem um livro de instruções! Vão chorar porque têm fome, porque têm sono, frio, calor, ou vão chorar simplesmente porque é o que sabem fazer. As vezes as mães também choram (as hormonas são tramadas!), mantenha o sorriso e diga-lhe que continua linda.
2. Filtro: Os primeiros dias são muito complicados, os familiares e amigos fazem questão de visitar o novo herdeiro da família, a mãe ainda está a recuperar física e emocionalmente do parto, o papel do pai é impor limites nas visitas e nas “opiniões e palpites” que surgem bombardeadas de todo o lado.
3. Reforço positivo: Só nos filmes, novelas e histórias de princesas (como a Kate que teve um parto Real) é que as mulheres saem da maternidade cheirosas, lindas e com uma figura escultural! Na realidade o corpo da mulher demora algum tempo a recuperar, a mãe está mais fragilizada e o seu papel é dizer várias vezes ao dia que ela está linda.
4. Partilhar tarefas: As mães adoram a sensação que podem fazer tudo, mas nestas alturas limpar a casa, fazer comida e passar a ferro tornam-se tarefas épicas. O cansaço começa a pesar, o papel do pai é garantir que a mãe descansa!
5. O banho: Dar banho a um recém-nascido é uma tarefa que assusta a maioria dos homens.Na realidade não é nada complicado, mas se tem algum receio comece por partilhar este momento com a mãe e o bebé, ajude a preparar a água e aos poucos comece a aumentar a sua participação, vai descobrir como é delicioso dar banho a um bebé. Para mais informações consulte "Como dar um banho ao bebé".
6. Mudança de fraldas: Esta é outra tarefa que, para os recém papás, pode parecer complicada, especialmente quando esta traz um presente extra. Se nas primeira vezes ficar mal colocada, ao contrário não faz mal, errar ajuda a aperfeiçoar e com a prática tudo se resolve. Lembre-se apenas que a fralda é para colocar no rabinho do bebé, não vale a pena inventar muito mais!
7. Sexo: é quase tabu nos primeiros dias e provavelmente não estará entre as prioridades da sua parceira nas primeiras semanas. Ela está cansada, com dores e possivelmente sente-se estranha em relação ao próprio corpo. Forre-se de paciência e ajude-a a voltar a sentir-se atraente!
8. Elogios nunca são demais! Colabore para que a auto-estima da sua parceira fique em alta!
Sem comentários:
Enviar um comentário