expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tudo o que é importante saber sobre papas de bebé

A diversificação alimentar inicia-se geralmente cerca dos 4-5 meses de idade. O regime alimentar deve ser adaptado às necessidades e preferências de cada criança e ter em conta uma série de factores de ordem social e cultural, tais como costumes de cada região, questões sócio-económicas e disponibilidade do agregado familiar. É nesta altura, que o bebé, prova a sua primeira papa. As papas podem ser lácteas ou não-lácteas. As papas lácteas (que já têm leite na sua formulação) são preparadas com água, as não lácteas (que não têm leite na sua formulação) são preparadas com o leite que o bebé toma habitualmente (leite materno ou adaptado). As papas podem ter ou não glúten na sua constituição. Antes dos 6 meses, deverá comer papa sem glúten. Quais os factores a ter em conta, na compra da papa para o bebé? Algumas têm açúcar e sal na sua composição para realçar o sabor, a textura e para prolongar a validade do produto, o que pode levar a que os bebés se habituem aos sabores doce e salgado em detrimento da sopa ou da fruta, sem adições. Apesar disso, é possível encontrar boas opções no mercado. Vamos olhar para os rótulos?


Nutrientes: preferencialmente, a papa deve ser constituída por hidratos de carbono e proteínas. Deve conter vitaminas A, B, C, E e PP, iões e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.


Açúcar: Recomenda-se que a adição de açúcar não exceda os 10 % do total de calorias ingeridas ao longo do dia (por exemplo, se o consumo estimado de calorias da criança for cerca de 900 a 1000 calorias, para crianças dos 1 aos 3 anos, devem ser provenientes, no máximo 100 calorias de açúcar, ou seja cerca de 25 g). Podemos também verificar no rótulo alimentar que a papa de bebé deve ter um valor inferior a 20 % de açúcar do total de calorias (por exemplo, em 100 g de produto, o valor de hidratos de carbono dos quais açúcares deve ser inferior a 20 g).


Sal: prefira produtos sem sal ou com um valor inferior a 130 mg de sódio por 100 g.


Sabor: a primeira papa do bebé não deve ter um aroma específico, devendo ser apenas de cereais. Após a introdução da sopa, pode iniciar as papas de fruta. Escolha sabores suaves e naturais, como a pêra, banana e maçã, pois são igualmente os frutos que geralmente têm menor risco de reacções adversas. À medida que introduz novos alimentos, é importante promover a variedade, para garantir que o bebé tem acesso a todos os nutrientes necessários.



Outros aspectos a considerar:


  • Os ingredientes que aparecem em primeiro lugar no rótulo são os que estão presentes em maior quantidade. 
  • O açúcar pode ter diferentes designações no rótulo: xarope de milho, xarope de cana, açúcar mascavado, dextrose e frutose. 

Dicas:

  • Não dar mais que uma papa por dia.
  • Dar a papa à colher (não deve ser administrada ao biberão).
  • Não deite açúcar nas papas.
  • Nos primeiros tempos, é importante oferecer a mama ou o biberão após a papa.
  • Não existe horário ideal para dar a papa, depende da especificidade de cada criança.





Sem comentários:

Enviar um comentário