expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 15 de agosto de 2015

Posições ideais para amamentar

Amamentar o seu bebé implica um pouco de conhecimento técnico. Uma posição correta do bebé melhora não só a qualidade da sua sucção e, dessa forma, melhora a produção de leite, mas também melhora o conforto da mãe, evitando possíveis situações desconfortáveis como mamilos doridos e dor nas costas. Contudo, não há necessidade de se preocupar que este processo de aprendizagem é muito simples e só demora alguns dias. 
Mesmo antes de começar a amamentar:
  • A posição mais comum é a chamada "posição de embalar". Posicione o bebé de frente para si, com barriga do bebé encostada à sua. Se estiver a dar a mama esquerda ao bebé, use o antebraço e mão esquerdos para suportar a coluna e rabinho do bebé. Apoie o cotovelo esquerdo no braço do sofá, numa almofada ou em algo que lhe dê apoio confortável. Use a mão direita para segurar a mama esquerda e para guiá-la para a boca do bebé. Use o antebraço esquerdo para suportar o ângulo da cabeça do bebé. Se o queixo do bebé estiver a tocar o seu peito e o nariz estiver alinhado com o mamilo a sua missão está cumprida.
  • Posição em "bola de râguebi  " é muitas vezes usada nos primeiros meses, especialmente depois de um parto complicado ou durante a noite. Coloque o bebé à altura da cintura e segure-o, apoiando-o com o seu braço (como se estivesse a pegar numa bola de Râguebi). Apoie o pescoço e cabeça do bebé com a mão oposta. 
  • Para dar de mamar na cama (útil à noite) deite-se de lado, com o bebé virado para si, também ele de lado, com a boca no mesmo nível que o seu mamilo. Quando o bebé está bem posicionado e seguro, esta posição tem a vantagem de lhe deixar um braço livre.
  • Outras posições também são possíveis: de pernas cruzadas com uma almofada nos joelhos; reclinada numa espreguiçadeira; num cadeirão muito confortável. 
Em resumo, não se preocupe, vai ganhar o jeito naturalmente, e à medida que for ganhando esse jeito, vai adoptar a posição com que se sente mais confortável.
  • Que fazer quando são gémeos?
    Ao mesmo tempo ou alternadamente? Não há uma regra fixa! Depende de si escolher a melhor solução, para si e para os seus bebés. Se um deles tiver dificuldade na pega ou se quer uma relação individual com cada um deles, amamentar um de cada vez, pode ser a melhor solução. Dê de mamar primeiro ao que tiver mais fome. Se o outro é mais paciente e tende a adormecer durante a mamada, dê-lhe de mamar em último lugar.
    Amamentar em simultâneo é muito prático para poupar tempo, claro se ambos os bebés tiverem fome ao mesmo tempo! Neste caso, opte pela posição "bola de râguebi", com os bebés um em frente do outro. Isto requer alguma prática, mas rapidamente tornar-se-á uma posição útil e prática!
    Tem de estar concentrada!
    Pode amamentar em pé, sentada ou deitada. O que importa é que esteja confortável. Se não estiver numa posição apropriada, ou se estiver a forçar as costas ou pescoço, o seu bebé vai sentir e pode encurtar a refeição de forma a aliviá-la. Assim, escolha um local onde se sinta à vontade (um cadeirão confortável, um sofá, a cama, etc.). Tenha sempre uma almofada ou almofada de amamentação (que coloca na sua cintura) à mão, um cobertor, e o telefone (para não ter de se levantar), bem como uma garrafa de água. Dar de mamar dá muita sede!

Sem comentários:

Enviar um comentário