expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

10 mitos e verdades sobre gravidez

01. Azia significa que o bebé é cabeludo.
Mito. A azia não tem nada a ver com o bebé ser cabeludo ou não. a hormona beta-HCG e a progesterona, que estão elevadas durante a gravidez, vão provocar alterações a nível do sistema digestivo nomeadamente uma lentificação da digestão e um relaxamento dos esfíncteres que separam o estômago do esófago e duodeno. E, no final da gestação, a azia é causada também porque o estômago fica comprimido pelo bebé, que cresceu.


02. Se a grávida tem muitos enjoos, vai ter uma menina.
Mito. Os enjoos estão relacionados com níveis elevados da hormona beta-HCG e com as alterações fisiológicas da gravidez no sistema digestivo. Nem todas as mulheres têm enjoos, o que leva a pensar que tenha mais a ver com a sensibilidade individual do organismo a esta hormona e não com o sexo do bebé.

03. É arriscado fazer sexo durante a gravidez porque pode incomodar o bebé.
Mito. As mulheres podem fazer sexo tranquilamente se estiver tudo normal com a gravidez. As relações sexuais não vão magoar o bebé. A relação sexual pode aumentar a actividade uterina, ou seja, desencadear algumas contracções. Esse fato, em algumas mulheres, pode desencadear o trabalho de parto prematuro se houver alguma patologia preexistente.


04. Se a grávida carregar chaves ou medalhas ao pescoço, a criança nasce com marcas na pele.
Mito.
Não há nenhuma relação entre as bijutarias que a grávida usa e a pele do bebé.

05. O formato da barriga indica o sexo do bebé: barriga pontiaguda é menino e barriga redonda é menina.
Mito. O formato da barriga depende do tamanho do bebé, da constituição da mãe e elasticidade dos tecidos. 

06. Grávidas sentem mais calor.
Verdade. A grávida tem aumento da temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer actividade física – de 0,5 a 1,0 ºC, o que a torna mais quente. O aumento da temperatura se deve à acção da progesterona.
 
07. A mulher deve beber cerveja preta para ter mais leite.
Mito. Para aumentar a produção de leite deve-se fazer uma alimentação saudável e beber muitos líquidos, preferencialmente água, e oferecer a mama ao bebé sempre que este quiser, uma vez que o estímulo da sucção aumenta a produção de leite. A cerveja ou outras bebidas alcoólicas não devem consumidas nem na gravidez nem durante a amamentação. 

08. Se a mãe não comer o que deseja, a criança vai nascer com a cara desse alimento.
Mito. Os desejos são causados pelas hormonas durante a gestação. Nada acontece ao bebé se a mãe não comer o que deseja.

09. As grávidas precisam comer por dois.
Mito. A grávida sofre um aumento de apetite por acção da progesterona, mas não precisa comer por dois, até porque é necessário ficar atenta ao controle do peso durante a gestação, para evitar complicações.

10. Ficar sem comer aumenta o enjoo.
Verdade. O jejum aumenta as náuseas e nem é preciso estar grávida para que isso aconteça.


Sem comentários:

Enviar um comentário