expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

10 coisas que ninguém lhe disse sobre amamentação



Amamentar é um momento muito especial e único! Só as mães sabem como é bom, é uma troca de amor,de olhares, de ternura...

A maioria das mães sonham com esse momento, mas ninguém imagina como é na realidade até acontecer connosco porque há sensações que simplesmente são indescritíveis. 

Outras ninguém tem coragem de lhe contar! 





* O leite nem sempre desce logo após o parto. Normalmente nas primeiras horas após o parto, ou mesmo dias, o que sai do peito é o colostro. Este é uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Composto de vários factores para o desenvolvimento e protecção como água, leucócitos, proteínas, hidratos de carbono e outros. O colostro vai-se transformando gradualmente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto. O colostro tem muitos benefícios. 


* As suas mamas podem empedrar. Principalmente quando ocorre a descida do leite. As mamas ficam duras tipo pedra. E todo cuidado é pouco, massagens nas áreas endurecidas ou realizar a extracção do leite é a melhor solução. Água quente antes de dar a mama e gelo após a mamada ajudam. 


* Amamentar não é a coisa mais fácil do mundo, como vemos nos filmes e nas novelas. Amamentar pode ser fácil, mas para a maioria das mães leva algum tempo, para aprender a pega correcta e mais eficaz. Não desista nos primeiros dias, tenha persistência.


* Amamentar não dói, se isso acontecer,é porque provavelmente a pega não está correcta. Procure profissionais de saúde especializados.


* Existem vários tipos de mamilos. Os protusos, semi-protusos, planos e invertidos. Informe-se com o seu médico. Mesmo se tiver mamilos invertidos, pode amamentar! Mais informações aqui.


* Amamentar dá muita fome! Amamentar emagrece, mas dá muita fome. 


* Não existe leite fraco, o que existem são palpites a toda a hora. Não se deve dar ouvidos às pessoas que acham que o leite é fraco. Quando tiver dúvidas procure profissionais especializados.


* O tamanho da mama não tem nada a ver com a produção de leite.

* Cerveja preta não aumenta a produção! Lembre-se que o álcool pode passar para o leite! O que aumenta o leite é água, sumos de fruta, chás. Ingerir líquidos e oferecer o peito para o bebé é o que aumenta a produção. 


* Amamentar, cansa? Sim! Acordar durante a madrugada para dar a mama cansa, amamentar de 2 em 2 horas, de 3 em 3 horas, cansa ainda mais. Mas sem dúvida é o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos. 


Se tiver alguma dificuldade, não desista!Procure ajuda especializada. Amamentar é possível. Mesmo até mães que adoptam conseguem amamentar, sem ter passado por toda a gestação e preparação do corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário