expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hérnia Umbilical

A hérnia umbilical é relativamente comum, atinge entre 10-20% dos bebés. É mais frequente bebés do sexo feminino, raça negra e prematuros.

1.O que é a hérnia umbilical?
É uma abertura da parede muscular do bebé, que deveria estar encerrada com saída de conteúdo de um órgão ou parte dele da cavidade abdominal.
2. É necessário algum tratamento?
A maioria das hérnias umbilicais em bebés resolve espontaneamente até 1 ano de idade.
Até os 3 anos, 95% dos bebés já terão resolvido esse problema. 
Por isso necessário ter uma atitude expectante e vigiar.
Se a hérnia umbilical não regredir até aos 4/5 anos de idade, a criança deve ser referenciada a um cirurgião pediátrico para correcção cirúrgica.
3.Quais os riscos que a hérnia umbilical comporta para a saúde do bebé?
A maioria das hérnias umbilicais não causam dor e é muito difícil que tragam algum risco para o bebé. Procure o médico com urgência se: o umbigo aumentar quando ele chora e não voltar ao tamanho anterior, a barriga ficar grande, ele tiver febre, parecer que o bebé está com dor, apresentar vermelhidão na região ou se ele tiver vómitos. Muito raramente, a hérnia umbilical pode encarcerar ou estrangular. Neste último caso, há indicação para cirurgia de urgência.

4. Adianta colocar faixas e moedas?
Não. Actualmente, não se recomendam a colocação de faixas nem de moedas no umbigo, nem a redução manual da hérnia por não terem quaisquer efeitos positivos na evolução da mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário