expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

15 coisas que deve saber sobre vacinas


1.As vacinas são o meio mais eficaz e seguro de protecção contra certas doenças.

2. Os bebés nascem imunes a algumas doenças, pois recebem anticorpos protectores através da placenta da mãe. Mas esta imunidade do recém-nascido desaparece durante o primeiro ano de vida, deixando o bebé exposto aos agentes infecciosos. 

3. As vacinas são constituídas por antigénios que estimulam a produção de anticorpos. Se a criança vacinada for exposta à doença mais tarde, estará protegida. 

4. As vacinas actualmente utilizadas têm um elevado grau de eficácia, segurança e qualidade, sendo exigida uma certificação lote a lote. No entanto, podem ocorrer reacções adversas. 

5. As reacções adversas dividem-se em 3 grandes grupos, reacções locais, sistémicas e alérgicas.

6. As reacções adversas locais com dor, inchaço, vermelhidão e calor no local da injecção são as mais frequentes e as menos graves. Para alívio, deve aplicar gelo várias vezes ao dia, em períodos de 5-10 minutos, nas primeiras 24-36 horas.

7. As reacções sistémicas consistem em febre, mal-estar, cansaço, irritabilidade, alterações do sono, dor muscular, tonturas, náuseas e perda de apetite. Pode ser necessária a administração de paracetamol ou ibuprofeno na dose aconselhada pelo seu médico. 

8. A reacção anafiláctica é uma reacção alérgica, potencialmente fatal. Estas reacções são raras e surgem, geralmente, pouco tempo após a administração, pelo que as pessoas vacinadas deverão permanecer sob observação durante 30 minutos. 

9. O risco de contrair determinada doença prevenível por vacinas, bem como a sua gravidade  é sempre superior ao risco de ter uma reacção adversa à vacinação.

10. Para as vacinas extra Plano Nacional de Vacinação, que necessitam de serem adquiridas pelos pais, devem ser administradas logo que possível, após a sua compra. Caso contrário, devem ser conservadas preferencialmente nas prateleiras do meio do frigorífico (e não na porta).

11. Vacinar o seu bebé, especialmente na primeira vacina, nem sempre é fácil. Memórias menos boas e medo de causar dor ao bebé, são sentimentos legítimos mas para evitar que a sua ansiedade seja transmitida a bebé, tente permanecer calma. 

12. Para ter uma vacinação sem problemas é importante que a mamã e o seu bebé estejam bem preparados. É preferível tentar fazer a vacina de manhã e não no final de um dia cansativo.

13. Assegure-se de que o seu bebé não está doente no dia da vacina.

14. Explique ao bebé, em linguagem simples, que vai levar uma pica mas que vai ser muito rápido.

15. Após a vacina, pode dar a mama ao bebé para o reconfortar.


Sem comentários:

Enviar um comentário