expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

12 coisas que não se devem dizer a uma recém-mamã...


A partir do momento em que somos mães tudo muda à nossa volta, inicia-se um mundo novo cheio de amor, partilha e muita cumplicidade. A partir dessa altura, muita gente se acha no direito de dar palpites. Prepare-se para ouvir dizer que o bebé, tem frio, o bebé tem calor, o bebé tem cólicas, o bebé tem sono, o bebé tem sede ou o bebé tem fome. Parece que de um momento para o outro todos são especialistas em puericultura.

Apesar de algumas ajudas serem importantes, principalmente nos primeiros dias, a última palavra é sempre sua, mãe é mãe, e sabe o que melhor para o seu rebento.

Esta publicação deveria ser lida por todos os amigos, familiares e conhecidos que visitam a recém-mamã, este é um momento mágico e não vale estragá-lo com comentários desnecessários, especialmente quando a mãe ainda está fragilizada e cansada. 
As recém-mamãs têm de impor limites, é importante tomar uma posição desde o início para compreenderem que apesar de gostarem de ouvir conselhos, se precisarem deles vão ser as primeiras a pedir.

  1. Pedir para pegar no bebé ao colo quando ele está a dormir, ou fazer barulho para o acordar. 
  2. Dizer que tem de usar cinta!(Todas as mamãs adoram ouvir que a barriga está grande)
  3. Perguntar se ainda falta muito para voltar ao peso normal.
  4. Perguntar porque é que o bebé está chorar. (Os bebés choram porque é a única forma de comunicarem)
  5. Uma coisa que nunca se deve fazer é tirar o bebé do colo da mãe. ( As pessoas acham que têm o dom de acalmar bebés, mas ele precisa é do aconchego da mãe)
  6. Dar opiniões sobre a amamentação! (Se for visitar um bebé recém-nascido deve dar a privacidade à mãe na hora da amamentação em vez de ficar a dar palpites sobre a posição e a pega)
  7. Comparar o bebé com outros. (Cada um tem a sua forma de reagir e de se desenvolver)
  8. Dizer que o bebé está muito magro ou muito gordo (Acabou de nascer, só precisa de leitinho para crescer saudável)
  9. Dizer que está com ar cansada e precisa de descansar enquanto o bebé dorme (sim, também gostava...mas o tempo de arrotar, mudar fralda e adormecer é mais que suficiente para chegar a próxima mamada!)
  10. Esse choro não é nada, vais ver quando começarem as cólicas ou for para a creche (ainda bem que nos lembram disso!)
  11. É a cara do pai! (pelo menos, ninguém tem dúvidas...)
  12. Dizer que o leite é fraco (o leite materno é o melhor alimento que podemos dar ao bebé!)

Sem comentários:

Enviar um comentário