expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Como Reduzir o Risco de Síndroma de Morte Súbita do Lactente?

A Síndroma da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a primeira causa de mortalidade no 1º ano de vida. Em muitos países, a adopção de medidas relativamente simples tornou possível reduzir muito significativamente a taxa de mortalidade por SMSL.

Tal como o nome indica, a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e sem explicação de um bebé durante o primeiro ano de vida. É uma situação assustadora porque acontece sem aviso prévio num bebé aparentemente saudável. A maioria dos casos está associada ao sono e por isso é conhecida como “morte no berço”.


A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumenta até um valor máximo entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade. Acontece geralmente no domicílio, sendo o bebé encontrado sem vida no berço.


Como Reduzir o Risco de Síndroma de Morte Súbita do Lactente?Aqui ficam algumas dicas...





  • O SEU FILHO DEVE DORMIR SEMPRE DE COSTAS !

  • O SEU FILHO DEVE DORMIR NUMA CAMA APROPRIADA!



Até aos 2 anos o bebé deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama ou berço, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades. O uso de colchões moles e de edredão em vez de lençóis e cobertor, pode possibilitar a sufocação.

Os pés do bebé devem tocar o fundo da cama, de forma a que não haja risco de escorregar para debaixo dos lençóis.



  • DESTAPE A CABEÇA DO BEBÉ!

A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Não deve usar almofada, fralda, gorros, babetes ou outras peças que possam tapar-lhe a cabeça. Não cubra demasiado o bebé. A cabeça deve estar sempre descoberta, a roupa não deve ultrapassar os ombros e os cobertores não devem ser pesados.



  • NÃO FUME DURANTE A GRAVIDEZ. NEM DEPOIS!

Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.



  • EVITE O SOBREAQUECIMENTO!


O risco de SMSL pode estar associado ao  aquecimento excessivo. A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21 ºC. Deve adequar a roupa do bebé e a roupa da cama à estação do ano e ao lugar que habita. Vista-o com o mesmo tipo de roupa que está a usar de forma a que ele se sinta confortável.

Colocando o dorso da sua mão na nuca ou no tronco do bebé poderá avaliar facilmente se ele está muito aquecido.




  • NÃO COLOQUE O BEBÉ NA SUA CAMA PARA DORMIR!


Dormir na cama com o bebé aumenta o risco de SMSL e o risco de asfixia. Este risco aumenta consideravelmente se os adultos que partilham a cama fumarem, estiverem muito cansados, se tomaram medicamentos calmantes ou se ingeriram bebidas alcoólicas.

Nunca adormeça no sofá com o seu bebé.
O bebé deve dormir numa cama adequada. Durante os primeiros seis meses a cama deve estar colocada ao lado da cama da mãe.





  • O BEBÉ ACORDADO PODE ESTAR NOUTRAS POSIÇÕES!


Quando está acordado pode colocar o bebé de barriga para baixo para brincar. Isto fortalece os músculos do pescoço e das costas e contraria posições preferenciais da cabeça e a ocorrência de deformações. Ensine o seu bebé a dormir de barriga para cima e a brincar de barriga para baixo.




  • A CHUPETA PODE REDUZIR O RISCO DE MORTE SÚBITA!


Ofereça uma chucha ao bebé para dormir mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário