expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O perigo dos andarilhos...




O andarilho, aranha ou voador é uma espécie de cadeirinha suspensa sobre uma armação de metal e/ou plástico constituída por rodas, que permite que as crianças se desloquem sozinhas, com o impulso dos pés. 
Este acessório pode provocar inúmeros acidentes e não deve por isso, ser utilizado. Segundo dados estatísticos, a nível europeu, a maioria dos acidentes com andarilhos envolve crianças entre os 8 e os 13 meses. Entre as causas mais frequentes destacam-se as quedas em escadas, degraus ou simples desníveis do chão, que originam diversos tipos de lesões: traumatismos cranianos, fracturas nos membros, cortes na língua e nos lábios e fracturas nos primeiros dentes. Isto ocorre porque as crianças se começam a deslocar com uma velocidade superior, ao que seria esperado para a idade, alcançando mais facilmente os mais variados perigos: escadas sem protecção, lareiras e outras fontes de calor, esquinas aguçadas, tomadas, produtos tóxicos, etc. Além disso, a fraca estabilidade da maioria dos andarilhos faz com que as crianças possam tombar para a frente devido a um movimento mais brusco ou a qualquer obstáculo que se encontre no chão.
Aliado a estes factores, muitos pais vêem o andarilho como uma ama, deixando os filhos com alguma independência, sem qualquer tipo de vigilância, enquanto se dedicam a outras tarefas.
Por outro lado, vários estudos científicos referem que o uso destes aparelhos retarda o desenvolvimento motor dos mais pequenos. As crianças desenvolvem-se melhor quando têm liberdade de movimentos que permitem rastejar ou gatinhar pela casa. Ao ritmo de cada um, vão começar a tentar ficar de pé sozinhas, agarradas aos sofás ou móveis e ajudadas pelos adultos. Treinarão o equilíbrio e aprendem a cair o que é muito importante. Gradualmente vão fortalecer os músculos das pernas, prolongar o tempo em que conseguem manter-se de pé e aprender a dar os primeiros passos.Quando utilizam o andarilho as crianças ficam amparadas pelo aparelho, no qual podem ficar sentadas e deslocarem-se de pernas dobradas ou esticadas, não exigindo a mesma força e equilíbrio. O andarilho não incentiva as crianças a ultrapassar as dificuldades naturais na aquisição de novas competências.
Em síntese, por todos estes factores, os seu uso está desaconselhado.



2 comentários:

  1. O meu pequenino não queria lá estar muito tempo. Acho que não gostava de estar "preso".
    Beijinhos
    Cacazinha

    oblogdacacazinha.blogspot.pt

    Facebook: facebook.com/perdidaporlisboa
    Instagram: @oblogdacacazinha

    ResponderEliminar
  2. Essa é uma das razões que também desaconselham o seu uso, As dimensões de muitos andarilhos adaptam-se melhor a crianças mais pequenas do que àquelas que realmente as utilizam.
    Desta forma, a criança corre o risco de, uma vez sentada, não ter espaço suficiente para esticar as pernas, sendo obrigada a adoptar posições pouco naturais.

    ResponderEliminar