expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Displasia de desenvolvimento da anca

Aproximadamente 1:100 recém-nascidos tem uma anca instável ou seja uma articulação da anca que se desloca da sua posição normal (luxação ou subluxação), no entanto, apenas 1:800 a 1000 destes bebés terá uma verdadeira luxação da anca.


O que é a luxação congénita da anca?
A luxação congénita da anca é uma alteração no desenvolvimento das estruturas ósseas da anca do bebé, em que a cabeça do fémur (osso da coxa) se situa fora do acetábulo, ou está instável, o que pode provocar que se desloque da sua posição normal.

Quais as causas?
As causas são várias, desde antecedentes familiares semelhantes a uma maior elasticidade generalizada dos ligamentos.
As meninas são atingidas cerca de 9 vezes mais que os meninos. Em 30 a 50% dos casos o bebé está em posição pélvica (sentado), com a anca dobrada e com os movimentos limitados, o que favorece a luxação.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com a realização de testes que provocam a deslocação de uma anca instável ou a redução ("encaixe") de uma anca já deslocada; na prática são aqueles movimentos de abertura das coxas que os médicos fazem ao bebé. Para além da clínica, a ecografia, nos bebés mais pequenos e a radiografia da anca, nos mais velhos, pode ajudar o diagnóstico. Em situações mais complicadas podem ser necessários outros exames como a ressonância magnética.

Tratamento da luxação congénita da anca
Se a luxação congénita da anca não estiver corrigida por volta da 2ª semana de vida, poderá ser necessário usar algumas estratégias para ajudar a posicionar o fémur na posição correta, como o uso de fraldas duplas ou uma tala (usada entre 2 a 4 meses). Nos casos mais graves pode ser necessária a cirurgia.


Questões de ordem prática...
A BébéConfort desenvolveu uma cadeira-auto para transporte das crianças que sofrem de displasia da anca. A cadeira Opal HD adaptada não se encontra à venda, pode ser emprestada pela marca. Para mais informações contactar o número 808 201 481.





                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário