expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Amamentação de A a Z


Água- Beba água, amamentar dá sede!

Bomba extractora de leite- ajuda na produção e manutenção do aleitamento.

Colostro- é o primeiro leite produzido após o parto. Tem uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido.
O seu elevado teor em anticorpos fortifica o sistema imunitário do bebé, protegendo-o contra numerosas doenças infecciosas. 

Dieta equilibrada- Continue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que procurou ter durante a gravidez.

Esvazie as mamas quando a produção é excessiva. A extracção pode ser feita manualmente ou com a ajuda de uma bomba.

Fissuras- são pequenas gretas ou pequenos cortes nos mamilos que, por serem bastante dolorosas, podem interferir na amamentação. Para prevenir o problema é indispensável que o bebé agarre de forma correcta o seu peito. A boca do bebé deve segurar não só o mamilo mas também parte da auréola. Se tiver alguma dúvida sobre a melhor posição para amamentar peça ajuda a profissionais especializasos. Amamentar é um momento de prazer e não uma tortura.

Guarde o leite no frigorífico (3 a 5 dias) ou no congelador (6 meses). O leite materno é precioso!

Higiene das mãos antes da mamada.

Icterícia Fisiológica do recém-nascido- Cerca de 2/3 dos recém-nascidos apresentam coloração amarelada da pele e das mucosas por acumulação de bilirrubina devido à imaturidade da função do fígado, nos primeiros dias. Em certas circunstâncias pode ser necessário fazer análises e eventualmente, fototerapia. Este tratamento actua na pele do bebé transformando a bilirrubina num isómero que será eliminado através das fezes e da urina.

Junte-se a grupos de apoio a amamentação!Pela troca de experiências, as mulheres sente-se mais tranquilas quanto à sua capacidade de amamentar e tornam-se mais motivadas para ultrapassar determinados obstáculos.

Leite materno é o melhor alimento que pode dar ao seu bebé.

Mamilos invertidos- variação anatómica que não é impeditiva ao aleitamento visto que o mamilo se molda dentro da boca do bebé durante a sucção. A maioria dos mamilos invertidos são rodeados por tecido com capacidade de protusão suficiente durante a sucção e, após alguns dias de aleitamento, podem manter-se projectados mesmo entre as mamadas.

Não acredite que é leite é fraco!

Ofereça a outra mama quando a primeira for esvaziada completamente.

Pega correcta- a boca do bebé deve estar bem aberta e o bebé deve “abocanhar” o mamilo e mais auréola inferior do que superior. O queixo do bebé deve estar encostado à mama, com a boca bem aberta e o lábio inferir voltado para fora.

Qualquer dúvida, peça apoio a profissionais de saúde especializados.

Retirar o bebé da mama- não deve puxar a mama para o retirar da boca do bebé quando ele está a mamar. Tal poderá provocar fissuras ou gretas dolorosas. Interrompa o vácuo da sucção ao introduzir, nas comissuras dos lábios, o seu dedo mindinho na boca do bebé. A chegada de ar irá suprimir o vácuo e fará com que ele largue a mama para poder retirar facilmente.

Soutien- que dê um excelente suporte à mama e sistema de abertura à frente, de forma a facilitar o acesso a cada uma das mamas, sem ter de tirar muita roupa de cada vez que tem de amamentar o seu bebé.

Ter auto-confiança é um ingrediente para o sucesso da amamentação.

Use vestuário confortável e prático para amamentar.

Vantagens do aleitamento materno-são inúmeras!Quer para o bebé quer para a mãe!(ver publicação exclusiva sobre o tema)

Xi- coração, toque, carícias, contacto pele a pele estimulam a produção de leite!

Zele pelos seus direitos e pelos do bebé!

Sem comentários:

Enviar um comentário