expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tudo o que precisa de saber sobre protectores solares


A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados uma vez que os raios UVA e UVB são responsáveis por alterações na pele, causando envelhecimento precoce, favorecerem o aparecimento de rugas, manchas e lesões que podem vir a ser cancerígenas. Juntamente com cuidados com o sol, devemos proteger a pele com protector solar.


  • Que tipos de protectores existem?
Os protectores existentes variam de acordo com os tipos de filtros que utilizam - físicos ou minerais e químicos. As grandes diferenças entre ambos residem num simples facto: os filtros químicos necessitam de ser absorvidos pela pele para se tornarem activos, enquanto os filtros físicos ou minerais ficam à superfície da pele. Em termos cosméticos, os protectores com filtros químicos são mais agradáveis e fáceis de espalhar, enquanto os outros são mais espessos, deixando a pele com uma camada branca de creme.



  • Quando aplicar o protector solar?

A protecção solar deve ser usada o ano inteiro, especialmente no verão. Não só na praia, mas também nos passeios no jardim, caminhadas, passeios de bicicleta, piqueniques e até uma tarde na esplanada. 


  • Qual o mais adequado a cada idade?

Os bebés durante o primeiro ano de vida, não se devem ser expostos directamente ao sol. 
Idealmente entre os 12 meses e 2 anos de idade devem usar protectores com filtros 100% físico ou minerais ( Mustela, Uriage, Eucerin, Chicco).
A partir dos 2 anos e crianças em geral, deve usar-se um proctetor que diga especificamente que é para crianças ou um com um índice 50+
No caso dos adultos, se tiverem um tom de pele muito branco aconselha-se 50+ sempre, caso contrário, basta um com 30. 
Para homem, aconselha-se um proctetor em spray ou líquido transparente ( Uriage, Piz Buin,...), pois é muito mais fácil de espalhar com os pêlos.
Dicas: Existe um stick para zonas sensíveis, como o nariz, sinais, tatuagens e cicatrizes.



  • Com que frequência deve ser aplicado?

Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2h e sempre que se for à água (mesmo que diga "resistente à agua").


  • Como aplicar o protector solar nas crianças?


Dosear o produto a aplicar com a sua mão.
Aplicar "em dálmata" (como se fossem pequenas pintas espalhadas pelo corpo). 
Espalhar "em caracol" com movimentos suaves e sem esfregar a pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário