expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 26 de julho de 2016

Hoje o dia é dos Avós!

Amigos, conselheiros, educadores, companheiros, os Avós têm um importante papel na família e no desenvolvimento dos netos.

Ao longo do seu desenvolvimento, a criança é influenciada por factores de socialização diferentes, sendo que a família é preponderante, uma vez que é responsável por parte da tarefa educativa e pela integração da criança na sociedade. Para se desenvolver de um modo salutar quer a nível cognitivo, social e emocional é importante e necessário a interacção da criança com várias pessoas, objectos e realidades no meio onde se insere.
Cada família é peculiar, tem as suas particularidades, e por isso não existe um padrão único que permita determinar quais são as relações familiares mais importantes para as crianças. Depois dos pais, os avós são considerados os principais agentes responsáveis pela socialização das crianças.

O papel dos avós na vida das crianças é distinto dos pais mas precioso:

– Cuidadores - Transmitem afecto e protecção, satisfazem as necessidades básicas da criança como a higiene e alimentação, prestam apoio emocional e satisfazem desejos;

– Companheiros- São parceiros de alegrias e tristezas, de brincadeiras e passatempos diversos;

– Confidentes - São cúmplices, são ouvintes e conselheiros, tendo por base a sua experiência de vida, transmitem valores morais;

– Professores e Mentores – Transmitem crenças, conhecimento, estimulam a curiosidade e a imaginação e modelam comportamentos e opiniões;

– Estudantes – Aprendem coisas novas em relação com os netos;

– Historiadores -São um elo de ligação entre gerações, juntando passado e presente, transmitem tradições e valores familiares, são contadores de histórias e contos.



Nos dias actuais assistimos a um aumento considerável da esperança média de vida e consequentemente a um crescente envolvimento e participação dos avós na vida familiar. Os avós de hoje são tendencialmente mais activos, dinâmicos, com mais vontade de viver e de continuar a explorar o mundo e os seus prazeres.

A contribuição dos avós aos netos é, por todos estes motivos e outros não referidos, bastante positiva e complexa, tanto ao nível do desenvolvimento emocional, cognitivo, como na percepção que as crianças têm de si mesmas e do mundo que os rodeia. Em contacto com os avós, os netos aprendem a adaptar-se a outras realidades e relações, a obedecer a outras figuras de autoridade, aprendem os valores do respeito e do cuidado para com os mais velhos. Em contacto com os netos, os avós sentem-se novamente amados, úteis, mantêm-se fisicamente activos e melhoram a qualidade de vida. Esta relação simbiótica, cria um universo de sentimentos único e repleto de felicidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário