expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 12 de dezembro de 2015

Birras: como lidar



As birras são reacções bruscas e intempestivas que as crianças manifestam depois de uma contrariedade. Estas manifestações apresentam-se de forma diferente conforme a idade: uma criança pequena pode atirar-se ao chão, chorar, gritar, enquanto que uma criança mais velha pode atirar objectos para o chão, bater com a porta, etc. As crianças fazem birras porque ainda não desenvolveram estratégias para lidar com o descontentamento e a frustração, algo que se vai consolidando com a idade, sobretudo a partir dos 4 anos.



Ficam algumas estratégias para gerir as birras. Deverá adaptar-se à idade da criança e à situação concreta à sua frente.



1. Encontre a razão da frustração. As crianças mais pequenas, até aos 2 anos, podem ficar frustradas por não se fazerem compreender, uma vez que ainda não sabem falar. Nesta fase, não conseguem juntar palavras e compreendem muito mais palavras do que as que conseguem falar.



2. Saia do local da birra com a criança. Pegue na criança ao colo e leve-a para um local calmo. Quando a birra diminuir, fale de forma calma com a criança sobre o seu comportamento e ajude-a a perceber, por si própria, que este não foi o mais correto.



3. Desvie a atenção. Esta estratégia é especialmente útil quando as birras ocorrem em locais públicos. Proponha à criança a realização de uma tarefa que esta possa gostar e assim desviar a sua atenção. 



4. Ignore a birra. Esta estratégia é especialmente útil em casa. Volte a dar atenção à criança quando a birra terminar, não enquanto esta durar uma vez que durante uma birra, a criança não ouvirá os seus conselhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário