expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 6 de dezembro de 2015

Disciplina: qual é a idade certa para começar?

Desde o nascimento, todas as mães atendem às necessidades do recém-nascido. Se está com fome, alimenta-o. A fralda está molhada, troca-a. Cuidar de um bebé por si só já é uma tarefa suficientemente exigente  e desde cedo não precisa de se preocupar em discipliná-lo, certo? Mas quando menos espera ele fica um pouco mais sábio e as necessidades tornam-se vontades. É nessa altura que começa a pensar que tem que estabelecer limites. 
A disciplina pode e deve começar em fases  precoces da infância. Ao estabelecer limites, ajuda o seu filho a entender o certo e o errado, a seguir regras e a lidar com frustração. Conheça algumas estratégias de disciplina para recém-nascidos a crianças de 2 anos.
Recém-nascidos: comer, dormir e fazer cocó
Os bebés precisam de se sentir seguros e protegidos. Conhecer cada uma das suas necessidades, na verdade, ajuda-os a tornarem-se independente mais tarde. Quando eles desenvolvem uma sensação de segurança no seu próprio mundo, são capazes de se aventurar fora dele.
 4 a 7 meses: agarrar e puxar
Nesta fase, pode começar a diferenciar necessidades e desejos. Os bebés desta idade começam a agarrar em tudo. É a  maneira de explorarem e aprenderem o que suas mãos podem fazer. Dizer um "ai" ou um "não" se tentar puxar os seus brincos só vai deixar a situação mais divertida. Em vez disso ignore, e tente tirá-lo do colo por uns segundos sem dizer nada. 
 7 a 12 meses: a curiosidade 
Se o bebé alcançar algo que não pode, tente distraí-lo e mudá-lo de lugar. A ansiedade da separação muitas vezes surge nesta fase. Se o seu filho começa a chorar quando muda de divisão,  não corra imediatamente de volta. Em vez disso, tranquilize-o com a sua voz primeiro.
1 ano a 1 ano e meio: a descoberta de habilidades vocais
 Quando o seu filho testar as suas cordas vocais em pleno centro comercial,  resista ao impulso de gritar ou dar risada. Em vez disso, diga-lhe , em termos simples, o que espera dele: "Temos que falar baixo”. Use brinquedos tranquilos para ocupar a atenção dele. Precisamos manter a calma e explicar as regras. Com o passar da idade, ele vai começar a entender melhor.
 1 ano e meio a 2 anos: autonomia
Nesta idade ocorre uma verdadeira explosão de linguagem, mas ainda não conseguem articular os seus sentimentos, o que muitas vezes pode causar frustração Se o seu filho morde alguém, retire-o da situação imediatamente, dizendo: “Morder não, isso dói.” Para prevenir futuros incidentes, procure padrões: seu filho morde a uma determinada hora do dia? Será que é quando está frustrado? Quando a criança começa a agir assim, a distracção é fundamental. 

Sem comentários:

Enviar um comentário