O meningococo B é uma bactéria que causa doenças muito agressivas como meningites e septicémias, potencialmente letais e que podem deixar sequelas a longo prazo. Existem vários serótipos - A, B, C, Y e W. Em Portugal, os mais frequentes são o B e o C. Desde 2006 que o Plano Nacional de Vacinação inclui a vacina contra o serótipo C, na altura o mais frequente no nosso país. Desde a sua introdução, verificou-se uma descida expectável das meningites causadas pelo serótipo C e um maior predomínio das meningites causadas pelo serótipo B. É neste sentido que surge a vacina contra o serótipo B. A transmissão faz-se através das secreções respiratórias de um doente ou de um portador saudável.
Segurança e efeitos secundários possíveis: Ao longo do processo de desenvolvimento da vacina foram realizados vários ensaios clínicos. A vacina demonstrou ser imunogénica, segura e induzir memória imunológica em todos os grupos etários estudados (lactentes com idade superior a 2 meses, adolescentes e adultos). Os efeitos secundários esperados como febre e reacções locais têm uma incidência semelhante às vacinas do Plano Nacional de Vacinação- febre, náuseas/vómitos e dor no local da injecção - e são facilmente controláveis com analgésicos. A duração da imunidade não está, ainda estabelecida.
O esquema de vacinação varia consoante a idade da criança conforme descrito no quadro abaixo:

O preço, parece ser o único inconveniente, actualmente cada dose custa 95,06 Euros. No entanto trata-se de um bom investimento na saúde das nossas crianças, pelo que deverá ser realizado sempre que for possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário