expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Estarei a dar leite suficiente ao meu bebé?

Esta é uma causa frequente de ansiedade dos pais pois não existe uma fonte objectiva que indique quanto o bebé está a mamar. No entanto, existem vários sinais indirectos que nos informam que o processo está a correr bem.

  • Peso do bebé: o bebé não perdeu mais de 10% do peso ao nascimento nos primeiros dias de vida. O bebé recuperou o peso ao 15º dia de vida.
  • Curva de crescimento do bebé regular.
  • Quantidade de fraldas molhadas: entre 4 a 6 fraldas molhadas por dia. A urina é quase transparente e não tem um sedimento identificável.
  • Qualidade das fraldas sujas: as fezes tornam-se mais claras, da cor da gema de ovo,ocorrendo geralmente após cada mamada.
  • Pela avaliação da amamentação:ao fim de alguns dias sente os seios tensos e cheios de leite. O leite pode sair sem sucção, é o chamado reflexo de ejecção de leite (na presença do bebé ou após o início da mamada); sente o bebé engolir a cada 1-2 sucções; algumas gotas podem sair pelos cantos da boca do bebé; o bebé fica tranquilo após a mamada e adormece facilmente.
  • Sentir o seu útero a contrair e sentir uma sensação de calor/formigueiro e tensão no peito que está a dar ao bebé. 
É possível que apesar do seu esforço e motivação a amamentação não corra tão bem como desejaria. Os sinais de advertência são:
  • Mudança dramática nos padrões de amamentação do bebé
  • Deglutição escassa ou irregular
  • O bebé passa todo o tempo a chorar ou a dormir
No entanto, nunca desista à primeira adversidade. Na dúvida, procure apoio nos profissionais de saúde, nomeadamente no seu médico de família.
Todas as mulheres que amamentam são invadidas por uma sensação de calma no final de cada refeição. O seu bebé está calmo, silencioso e em paz. É como se o tempo tivesse parado: um momento de harmonia e simbiose que vale muito a pena viver!

Não se esqueça que, mesmo que o seu bebé lhe peça a mama pouco depois de ter sido alimentado não é necessariamente por ter fome. Existem várias causas, para além da fome, para o bebé lho pedir, como adquirir sensação de conforto ou um ritual para o ajudar a adormecer.


Quantidade de leite
Não se preocupe: em circunstâncias saudáveis e de higiene normais, a glândula mamária possui a capacidade de produzir leite mais do que suficiente para o adequado crescimento e desenvolvimento do bebé. 
O princípio da procura e da oferta
A produção de leite é um processo que evolui ao longo do tempo e que se adapta em função "da procura". A hipófise liberta duas hormonas, a prolactina e a oxitocina, que são responsáveis pela produção e pela sua subida e expulsão do leite (ingurgitamento dos peitos com leite), rescpetivamente. Este processo inicia-se a meio da gravidez, de modo a que este "mecanismo" esteja operacional quando o seu bebé chegar ao mundo, mesmo que o bebé nasça prematuramente.
  • No momento do parto (e às vezes mesmo antes) as mulheres começam a produzem o colostro, um "leite" espesso e doce, perfeitamente adaptado às necessidades do recém-nascido.
  • Posteriormente, entre os dois e os cinco dias após o parto, o colostro dá lugar ao leite de transição, comumente referido como a “subida do leite". Vai sentir o seu peito pesado, quente e congestionado. Às vezes pode ter uma sensação que o peito "vai estalar", que é totalmente nova e desconhecida. Isto é normal!
  • Depois das primeiras duas semanas de amamentação, o leite torna-se "leite maduro". A composição do leite materno varia ao longo de cada mamada e durante o período de amamentação de modo a satisfazer constantemente as necessidades de crescimento do bebé.
O que devo fazer na prática? Pode alternar o peito que dá ao bebé em cada mamada (para ir esvaziando cada um deles completamente) ou, se preferir, alterne entre ambos durante a mesma mamada. Cada mãe deve eleger a melhor alternativa em função das suas necessidades e a que resultar melhor para a sua produção de leite.
Deixe o bebé marcar o ritmo!
Agora que está segura de que é capaz de produzir leite suficiente, pode estar a perguntar-se se está a alimentar o seu bebé com a regularidade adequada. Cada bebé é único. Não existem regras fixas quanto à duração das mamadas ou quanto à quantidade de leite a ingerir em cada mamada. Não há um número mínimo ou máximo de mamadas nem um intervalo particular entre elas que deva respeitar-se.
  • Durante os primeiros dois meses: os bebés mamam em média 8 a 12 vezes nas 24 horas, incluindo durante o período da noite.
  • Quando o ritmo de amamentação está estabelecido: o seu bebé vai mamar a um ritmo regular estabelecido pelo próprio bebé.
  • Qual a duração média?
    Tudo depende de quão vigorosamente o seu bebé mama, pode ser entre 5 a 40 minutos. Confie no seu bebé e deixe-o ditar a frequência e duração das refeições!
    A produção do leite materno depende também de um estilo de vida saudável da mãe e dieta equilibrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário