expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Massagem a bebés



Quais as vantagens de fazer regularmente massagens ao meu bebé?



Prolongar e enfatizar a cumplicidade entre mãe/pai e bebé 
Tranquilizar a criança e fazer com que chore menos 
Ajudar o bebé a fazer a digestão e aliviar as cólicas, os gases e a prisão de ventre 
Ajudar o bebé a dormir mais profundamente e durante mais tempo. 
Aliviar a congestão nasal e os incómodos da dentição 
Promover do seu desenvolvimento motor 
Melhorar a consciência sobre o próprio corpo 
Reforçar o sistema imunológico 
Melhorar a textura da pele 
Ajudar a acalmar e relaxar tanto o bebé, como os pais 
Aumentar a confiança dos pais no momento de transportar o seu bebé. 


Aprender a massajar é aprender uma nova forma de comunicar


Os bebés adquirem o sentido do toque por volta do 6º mês de gravidez. O contacto, desde o nascimento, da nossa pele com a pele do bebé na massagem, prolonga a sensação de aconchego que o bebé sente na barriga da mãe. Através da linguagem corporal, permite exprimir a ternura que os pais sentem por ele. Os pais podem ter aguardado ansiosamente pelo nascimento do bebé, mas não é raro que se sintam perdidos ou mesmo intimidados pelo ser pequenino que exige a sua total atenção.


Se o seu bebé chora sem que consiga perceber a razão para tal, não desespere, nem procure perdidamente uma causa para esse choro. Acomode-se confortavelmente com o seu bebé e veja se ele gostaria de uma massagem. Este momento especial cheio de ternura vai acalmar o seu bebé. Ao libertar os seus pequenos músculos, vai relaxar o bebé, dando-lhe bem-estar. Os seus movimentos protectores vão tranquilizar o seu bebé e ajudá-lo a adormecer. A massagem dá ainda ao bebé um descanso da posição horizontal em que se encontra várias horas diárias.


Se o seu bebé se estiver a contorcer e a chorar, massaje suavemente a sua barriga com aponta dos dedos (indicador e médio), com movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, em forma de meia lua. A leve pressão e o calor produzido vão acalmar os dolorosos sintomas de cólicas. Guarde tempo para massajar regularmente o seu bebé para que ele vá, gradualmente, ganhando consciência do seu próprio corpo.


Vamos por em prática?



Uma massagem eficaz




Qual o melhor momento? Quando o bebé está relaxado. Antes de ir para a cama, depois de ter mudado uma fralda, ou depois do banho. O mais importante é que tanto o bebé como os pais estejam disponíveis e calmos para partilharem alguns minutos de cumplicidade. A massagem deve ser evitada logo depois de o bebé mamar uma vez que facilita a regurgitação. 
Qual o melhor local? Um quarto sossegado com a temperatura adequada – nem muito frio, nem muito quente – e sem luzes fortes, pode por a tocar uma música calma e relaxante (os bebés adoram...). Pode deitar o bebé na mesa de muda de fraldas ou na cama. Também pode tentar sentar-se, deitando o bebé num cobertor ou numa almofada em cima dos seus joelhos. Idealmente, o bebé deve estar despido. Para reconfortar o seu bebé pode cobrir as partes do corpo que não está a massajar, usando para isso uma toalha macia. Se o bebé chorar ou não parecer à vontade, provavelmente não lhe apetece a massagem. Pode tentar mais tarde ou num outro dia. 
Durante quanto tempo? Pode começar a massajar assim que o cordão umbilical cair. Quando o bebé tiver um mês, pode ser massajado durante 5 a 10 minutos. É preferível fazer massagens curtas regularmente a fazer massagens longas, mas menos frequentes. 
Até que idade? Não há um limite, o seu bebé dir-lhe-á quando já não quiser massagem. 
Que produtos usar?Deve usar produtos livres de perfume e de parabenos (conservantes usados em alguns cosméticos). Algumas marcas de cosméticos para bebé têm produtos apropriados para massagens. O óleo de amêndoas doces também é uma opção. 
Não esquecer: ter à mão as coisas de que se necessitará: óleo, toalha, fraldas limpas e roupas. 




A forma correcta de massajar: 


Retire os anéis, as pulseiras e o relógio. Lave as mãos e cubra-as com óleo apropriado para bebé, esfregando-as durante alguns minutos de forma a aquecê-las. Fale com o bebé, explique-lhe o que vai fazer. Antes de começar, dedicar algum tempo para se relaxar e respirar fundo um par de vezes para eliminar as tensões. Pode cantar enquanto faz a massagem de modo a fazer com que o bebé se sinta à vontade ou acompanhar sussurrando a música que estiver a tocar.


O corpo: comece por tocar levemente em todo o corpo do bebé, da cabeça aos pés. Se o bebé mostrar sinais de estar irrequieto, o melhor é adiar para outra altura.


Peito: com ambas as mãos na parte central do peito, fazer um movimento para as partes laterais como se estivesse esticando as páginas de um livro. Sem interromper o contacto visual, deslizar as mãos para baixo fazendo um círculo e voltar ao centro.


Barriga: coloque as suas mãos na barriga do bebé durante cerca de um minuto. Massaje suavemente a sua barriga com aponta dos dedos (indicador e médio), com movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, em forma de meia lua do lado direito para o lado esquerdo do bebé.


Braços e mãos: segure na mão do bebé com uma mão e com a outra deslize da axila para o punho e esfregue seus polegares da palma da mão do bebé até os dedinhos. Um por um, suavemente, tentando que o movimento seja constante.


Pernas e pés: deslize suas mãos desde a coxa até os pés e, com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo. Deslize seus polegares na planta do pé fazendo, no final, uma massagem suave em cada dedinho.


Costas: deite o bebé sobre a barriga. Massaje suavemente as costas com as suas palmas da mão, uma mão seguida da outra, primeiro da base do pescoço para o rabinho do bebé e, depois, no sentido oposto. Pode terminar como uma leve massagem circular nas nádegas.


Rosto: coloque o bebé de frente para si e trace com os polegares pequenas linhas horizontais no rosto, massaje as bochechas e faça movimentos circulares próximo ao canto dos olhos.


Quando ambos considerarem que a sessão terminou, agradecer-lhe com um carinho. Em seguida, efectuar o movimento de despedida com ambas as mãos, começando pelos ombros e terminando nos dedos dos pés, dar-lhe um beijinho e um abraço ou cantar-lhe uma canção.

Em seguida deite o bebé de costas e vista-o de imediato pois a sua temperatura corporal terá descido devido ao relaxamento provocado pela massagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário